quinta-feira, 30 de julho de 2009

MEMORIAL

Memorial

Moro no município de Rio Claro, sou professora da Rede Estadual e Municipal e estou atualmente na Secretaria Municipal de Educação.
Concluí o magistério em 1991 e trabalhei na Educação Infantil durante sete anos. Terminei o curso de graduação em Letras Português/Literatura em 1996, ano em que já lecionava Língua Portuguesa e literatura para o Ensino médio através de contrato temporário. Em 1998 Ingressei por concurso público na Rede Estadual e também numa outra matrícula na rede Municipal. Exonerei-me da matrícula do 1º segmento, porém nunca me desliguei das turmas da Ed. Infantil e Alfabetização.
Sou professora de Língua Portuguesa, Fiz o curso de extensão em Alfabetização na UFRJ e trabalho como tutora na formação continuada de professores da Rede Municipal desde 2006. Iniciei com o Pró-letramnento e hoje sou coordenadora do Gestar II em Rio Claro e tutora no curso de Língua Portuguesa.
Ser professora me dá um grande entusiasmo, pois acredito que a Educação pública em nosso país tem jeito e percebo que já está melhorando muito. Meus colegas de trabalho dizem que sou sonhadora, que um dia eu também ficarei descrente, porém continuo tentando contagiá-los com a minha paixão pela sala de aula e pela língua portuguesa.
Estou sempre envolvida em vários projetos tanto na escola que leciono – Colégio estadual Fagundes Varela - como na Secretaria Municipal de Educação. Quando marco reuniões na Secretaria com os pedagogos ou professores, logo falam: “qual será o próximo projeto?” (...) “O que você está inventado desta vez?” (...)
A correria do dia a dia me envolve e me dá ânimo. Às vezes fico sobrecarregada, porém sei que não conseguiria viver de outra forma e enquanto eu puder contribuir para a melhoria do Ensino em meu município estarei pronta para iniciar novos projetos.
Há três anos trabalho com os professores da Educação Infantil e do 1º segmento do Ensino Fundamental. Agora ao iniciar o trabalho no Gestar com os professores do 2º segmento me deparei com um grande desafio: propor um ensino da língua materna de forma prazerosa e significativa, capaz de envolver professores e alunos num mesmo objetivo e construir uma Educação Pública de qualidade. Digo que foi um desafio porque os professores do 6º ao 9º ano apresentam maior resistência às mudanças e estão envoltos com os problemas de indisciplina em sala de aula.
Agora que estamos na metade do Gestar II, percebo que a cada encontro esse obstáculo vem sendo superado à medida que os professores tem acreditado mais no trabalho que vem desenvolvendo e utilizando o material dos AAAs e TPs na elaboração de seus planejamentos, e principalmente, relatando a satisfação com os resultados obtidos no dia a dia em sala de aula.

Um comentário:

  1. PARABÉNS, ANA PAULA! SEU BLOG JÁ NASCEU PERFEITO! QUE BELO TRABALHO NO GESTAR II!
    BEIJOS,
    VIVIANE

    ResponderExcluir